ABERTOS 24H

Hospital Veterinário da Tapada

homepage Notícias Saúde Animal
quarta, 31 outubro 2012 16:19
Publicado em Saúde Animal

Cuidados Dentários nos Cães e Gatos


Cães e Gatos também precisam de cuidados dentários!

Infelizmente a higiene dentária é muitas vezes desvalorizada.

Muitas vezes os proprietários aceitam o facto de os cães estarem com mau hálito e acumulação de tártaro sem nada fazerem.

No entanto a higiene dental é tão importante para a qualidade de vida do seu animal tal como a nutrição adequada, exercício, banhos e tosquias.

 

hospital-veterinario-tapada-img dogwalking

 

Raças miniatura são muito mais predispostas para a doença periodontal, pois o espaço inter-dentário é muito pequeno.

Ajude o seu animal a manter-se saudável e feliz! 

A profilaxia é a melhor maneira de evitar problemas dentários sérios.

E a melhor maneira é simplesmente olhar para os dentes do seu animal e estar atento a alterações que possam indicar algum problema.

Para inspeccionar a boca do seu animal deve levantar o lábio e observar tanto os dentes frontais (incisivos e caninos) como os dentes mais laterais (pré-molares e molares).

 

 

Hospital Veterinario Tapada - Doença Periodontal Severa

Em caso de dúvida solicite ao seu veterinário, nas consultas de rotina que veja os dentes do seu animal . Consultas de rotina são recomendadas a cada 6 a 12 meses, ou seja, no mínimo 1 vez por ano para a revacinação.

Esteja atento aos seguintes sinais:

  • Halitose ( mau hálito);
  • Aumento da salivação
  • Gengivas vermelhas ou engurgitadas
  • Gengivas hemorrágicas
  • Dificuldade a comer/roer
  • Tártaro
  • Queda de dentes/ Dentes abanar

Perigos da Doença Periodontal

O desenvolvimento da placa bacteriana nos dentes leva ao aparecimento do tártaro. Nessas zonas começa um processo de retracção gengival e progressivamente a infecção passa da gengiva para o dente, resultando em todos os sintomas que já descrevemos.

Mas o grande problema é que estas bactérias chegam á corrente sanguínea com muita facilidade, pois as gengivas são altamente vascularizadas, podendo atingir e desenvolver infecções nos rins e/ou coração, desenvolvendo doenças potencialmente fatais.

hospital veterinario tapada coracao

A Doença Periodontal conduz á Doença Cardíaca

A prevenção é a solução!

Manter os dentes do seu companheiro em boa forma é o seu objectivo, para isso deve iniciar a profilaxia o mais cedo possível.

Habituar o animal a escovar os dentes não é impossível é uma questão de educação. Aqui ficam algumas dicas:

    1. Use uma pasta própria. O sabor apelativo torna a tarefa mais agradável.
      As pastas humanas não devem ser usadas pois não podem ser engolidas.No controlo da doença periodontal a aplicação de um Gel colotório é uma alternativa ás pastas de dentes.img destartarizacao caixa img destartarizacao escova

  1. placa bacteriana começa a formar tártaro ao fim de 24 horas, portanto a escovagem deve ser diária. Insira a escovagem numa rotina diária.
  2. Existem escovas especialmente desenhadas para animais. É especialmente útil a escova dedeira pois permite um manuseamento mais delicado, tornando a habituação ao processo mais fácil.
     As escovas-dedeiras são uma exelente opção para introduzir o hábito da escovagem ao seu amigo de quatro patas.
  3. Aconselhe-se sempre com o seu Veterinário para o esclarecimento de qualquer dúvida.

 

Se não for possível realizar a escovagem existem outras opções que vão desde alimentos próprios para reduzir o tártaro, barras para roer ou suplementos alimentares, todos com o objectivo de reduzir a placa bacteriana e o tártaro do seu animal.

Por vezes a destartarização está recomendada. Este processo é a melhor maneira de eliminar o tártaro que se formou e baseia-se numa aparelho de ultra-sons. Este processo implica anestesia geral, que no nosso hospital é sempre realizada com recurso a anestesia volátil (Sevoflurano) e o paciente é sempre monitorizado adequadamente.

Hospital Veterinario Tapada - Destartarizacao

A destartarização elimina o tártaro visível e aquele que se acumula abaixo da linha da gengiva. No final os dentes são polidos para uma mais eficiente remoção da placa bacteriana.   Hospital Veterinario Tapada - Destartarização

A formação de tártaro também tem uma componente individual e ambiental (tipo de água e comida) variando de indivíduo para indivíduo o tempo entre procedimentos.

esclarecimento
DÚVIDAS 219 204 587

Última notícia de adoção

  • Sansão - Um Tímido Gigante O Sansão nasceu de mãe errante mas o seu pai foi certamente um Retriever do Labrador.
    Da sua mãe herdou o instinto nato de não confiar suficientemente em humanos para com eles interagir.
    domingo, 01 julho 2012 10:00
    Publicado em Adoções
    Ler mais ...

Última notícia de hospital & comunidade

  • Teste de surdez

    Acha que o seu cão ouve mal?

    Um cão pode nascer surdo. Há registos de 35 raças com probabilidades genéticas de originar cachorros surdos, mas mesmo nessas raças as percentagens são muito baixas. Apenas os dálmatas apresentam um percentagem mais alta. 30% destes belos cães nascem surdos. Os Boxers, Bull Terriers, e Montanhas dos Pirinéus são outras das raças comuns entre nós que podem sofrer desse defeito genético.

    terça, 24 março 2015 16:35
    Publicado em Saúde Animal
    Ler mais ...